A limpeza e desinfecção do ambiente estão entre as principais medidas aplicáveis para prevenir enfermidades nos sistemas de produção animal intensivos. Por exemplo, os desinfetantes exercem um papel crucial em controlar e prevenir a disseminação de infecções entre animais de um mesmo lote ou entre lotes subsequentes.

Apesar do aumento significativo no uso de desinfetantes, os microrganismos ainda têm se mostrado suscetíveis à ação destes biocidas, quando utilizados de maneira correta. Isso se deve ao fato de que, normalmente, as concentrações de ativos nas formulações comerciais são muito mais altas do que a concentração inibitória mínima para determinados agentes. Além disso, quando os desinfetantes possuem mais de um tipo de componente ativo em sua formulação com diferentes modos de ação microbiana, não tendo como alvo um microrganismo específico, o desenvolvimento de resistência a níveis de concentrações de uso, tem se mostrado altamente improvável.

No entanto, na prática, é bastante comum observarmos soluções desinfetantes em concentrações menores às recomendadas pelo fabricante devido à subdosagem realizada pelo usuário. Os resíduos de matéria orgânica, resultantes de um processo de limpeza deficiente ou devido à superdiluição em água remanescente do processo de enxágue, também são práticas incorretas que ocorrem durante a utilização de um desinfetante. Nestas condições, as bactérias são expostas a concentrações subinibitórias dos ativos desinfetantes, o que pode levar à seleção de cepas com reduzida suscetibilidade ao desinfetante utilizado.

Assim sendo, para se prevenir de situações de resistência é primordial que se tenha um processo eficiente de limpeza e enxágue, que as diluições sejam realizadas conforme as recomendações de rótulo e que se use produtos com associações de diferentes ativos. O TH4+ possui em sua fórmula um blend com 4 quaternários de amônia de quinta geração, glutaraldeído, além de óleo de pinho e terpineol, garantindo eficácia e segurança na desinfecção de instalações e equipamentos destinados à produção animal.

Entre em contato