O intervalo sanitário entre lotes é um dos fatores mais importantes para manter um alto status sanitário dos planteis de suínos. Durante este período, ocorrem procedimentos que asseguram que os novos lotes sejam alojados em locais limpos, secos e livres de pragas. A higienização da instalação envolve as etapas de limpeza, desinfecção e vazio sanitário, que reduzem a carga microbiana das superfícies, criando condições para que os animais recém alojados desempenhem seu máximo potencial genético, principalmente na fase inicial do lote.

Entretanto, no Brasil, muitas vezes as etapas do processo de higienização das instalações animais são negligenciadas. A fase de remoção dos resíduos de matéria orgânica e de detergência, que inicia o processo de higienização, não deve ser ignorada, pois o sucesso das etapas seguintes, como enxágue e desinfecção, são dependentes desta etapa inicial. Resumindo: não há desinfecção eficiente se não houver limpeza eficiente.

Qual o papel do detergente na higienização?

Os detergentes são compostos tensoativos responsáveis por reduzirem a tensão superficial da água, fazendo com que exista maior capacidade da água se espalhar por uma superfície. Com isso, ele confere maior poder de penetração da água em locais de difícil acesso, como fendas, superfícies porosas e frestas. Isso gera, por consequência, maior poder de limpeza e auxilia a remoção de biofilmes.

Devido à atividade surfactante, percebe-se um menor o ângulo de contato entre a solução (líquido) e a superfície (sólido), conferindo à solução, maior molhabilidade.

A estrutura molecular de um detergente é compreendida por uma porção polar (hidrofílica), a qual possui afinidade com água, e a porção apolar (hidrofóbica), a qual possui afinidade com gorduras. Portanto, em solução, a porção polar interage com a água ao mesmo tempo que a porção apolar interage com a matéria orgânica, facilitando a remoção de sujidades.

Quais os benefícios do uso de detergente para os resultados da sua produção?

Vários benefícios são obtidos pela utilização de detergente no processo de limpeza:

- Garantia de limpeza visual
- Facilidade na remoção de biofilmes
- Redução dos níveis de contaminação
- Economia de tempo
- Garantia maior de lotes saudáveis

Atenção: cada tipo de sujidade exige um tipo de detergente!

Existem vários tipos de detergentes, cada qual com sua ação sobre determinados tipos de sujidades. Confira:

- Detergentes alcalinos agem contra sujidades orgânicas, como gorduras, proteínas, carboidratos e fibras.

- Detergentes ácidos são indicados para remoção de sujidades inorgânicas, como resíduos minerais e incrustação de água dura e ferrugem.

A Theseo Saúde Animal possui uma linha completa de detergentes com regulamentação MAPA (Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento) para auxiliar os suinocultores contra os desafios do intervalo sanitário. A linha conta detergentes alcalino e alcalino clorado, além do neutro.

Acesse nosso portfólio completo e entre em contato para saber mais sobre as soluções da Theseo que agregam inúmeros resultados para a sua granja.

Entre em contato