Você já ouviu falar do conceito One Health? Também conhecido como Saúde Única, essa nova vertente trata da integração entre saúde humana, saúde animal, ambiente e políticas públicas, ressaltando que a segurança pode ser aplicada como um todo, com medidas que beneficiem todos os envolvidos na produção animal.

Apesar de ser um termo crescente atualmente, o conceito de One Health tem suas origens no século 19, quando o médico patologista alemão Rudolf Virchow afirmava que não há e nem deveria haver divisórias entre a medicina humana e animal. Ao longo da história, foram identificadas diversas doenças com processos infecciosos semelhantes entre as espécies, mas os cuidados e prevenção seguiram caminhos diferentes.

Nesse contexto, a biosseguridade possui um papel importante na aplicação do One Health, uma vez que um programa eficiente de higienização e desinfecção de ambientes garante não só o bem-estar e desempenho dos animais, mas também garante a segurança das pessoas que circulam pelas granjas e galpões industriais.

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), hoje 60% das doenças infecciosas humanas têm origem em animais. Exemplos disso são: raiva, dengue, doença de chagas e leptospirose. Nas últimas três décadas, 75% das doenças emergentes em humanos foram zoonoses, o que só reforça que o contato entre animais e humanos deve receber máxima atenção e que medidas de prevenção precisam fazer parte do dia a dia da produção animal.

Investir em soluções de qualidade para manter o ambiente, os animais e os humanos em segurança é fator crucial para o sucesso da produção animal. Para isso, a Theseo possui diversas linhas de produtos que atuam na biosseguridade, seja no combate à vírus, fungos e bactérias até a eliminação de pragas transmissoras de doenças, como moscas, cascudinhos e roedores.

Biosseguridade é essencial. É efetiva. É Theseo.

Conheça as soluções para biosseguridade: theseo.com.br/pt-br/loja/produtos.htm

Entre em contato