Um ambiente livre de sujeiras e microrganismossó é possível com uma boa limpeza. E a Theseo Saúde Animal ensina você o passo a passo dos fatores que otimizam a biosseguridade das granjas.

Especialista em biosseguridade, a Theseo Saúde Animal se preocupa com uma limpeza eficiente nas granjas. Para que as instalações recebam a higienização adequada, o principal fator a ser considerado é o intervalo sanitário, ou seja, o período no qual ocorrem os ciclos de limpeza.

Para que novos animais não sejam afetados por procedimentos em andamento, ou colocados em lotes que ainda não foram limpos, são necessárias etapas de limpeza e desinfecção que reduzam a quantidade de microrganismos das superfícies, oferecendo condições ideais para que os animais recém-alojados desempenhem seu potencial máximo.

VOCÊ CONHECE O CICLO DE SINNER?

Um ambiente livre de sujeiras e microrganismos só é possível com uma boa limpeza. Para que esta ocorra com todo o cuidado necessário, é preciso conhecer o Ciclo de Sinner, que aponta os quatro fatores que influenciam diretamente no processo de limpeza. Quando seguidos detalhadamente, atingem máxima eficiência e ainda economizam tempo e dinheiro. Conheça os quatro fatores do Ciclo de Sinner:

• Temperatura: soluções à altas temperaturas auxiliam o processo de limpeza, pois aumentam o poder do detergente, acelerando a velocidade de reações químicas. Porém, sua aplicação é um pouco mais difícil, afinal, não encontramos locais fáceis em campo para aquecer água.


• Tempo: todo detergente necessita de um tempo de ação mínimo para exercer seu papel de remover a sujeira. Para evitar restos de resíduos na superfície, respeite o tempo de ação.


• Química: é a ação do detergente. Existem vários tipos de detergentes, cada um com ação específica sobre determinadas superfícies e sujeiras. Detergentes alcalinos agem contra matéria orgânica, como gorduras, proteínas, carboidratos e fibras; já os ácidos são indicados para remoção de resíduos minerais e incrustação de água dura e ferrugem. Devemos seguir as dosagens recomendadas pelo fornecedor.


• Mecânica: é o famoso “colocar a mão na massa”, que exige ações como esfregação e fricção. Em instalações de produção animal, este processo raramente ocorre, porém, a pressão do jato das bombas lavadoras e o escoamento são fatores mecânicos que colaboram na remoção de impurezas. Devemos tomar cuidado com bombas lavadoras de alta pressão, pois o jato pode danificar alguns equipamentos mais frágeis da instalação. Para processos de limpeza de tubulações, o fator mecânico está ligado ao flushing, quando se aumenta a velocidade e a pressão da solução no interior dos canos.

Cada granja pode exigir alterações nos processos do Ciclo de Sinner. Por exemplo, podemos reduzir o tempo de contato do produto ou reduzir a ação mecânica, aumentando a ação química e, consequentemente, a concentração do detergente.

COMO OTIMIZAR A LIMPEZA? A THESEO RESPONDE!

Escolha do produto: utilize detergentes e desinfetantes de uso veterinário com registro no Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento).

Tipo de sujeira: escolha o detergente ideal para eliminar o resíduo.

Equipamento: prefira lavadoras de alta pressão e baixa vazão, que além de serem mais eficientes na remoção da sujidade, economizam água. Conheça a especificação da lavadora e dê preferência para bombas acima de 120 bar de pressão e vazão de 1.000 litros de água por hora.
Foto: Lavadora de alta pressão

Concentração da solução: utilize medidores graduados para saber exatamente o volume de produto adicionado. Siga as recomendações corretamente.


Forma de aplicação: dê preferência para aplicação via espuma. Existem lavadoras que permitem o acoplamento de lanças de espuma, que aumentam o tempo de contato entre a solução e a superfície, tornando a limpeza mais eficiente.

EPIs: sempre utilize EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), como: roupa impermeável para contato com produtos químicos, luvas protetoras, óculos de proteção e botas de borracha.

Entre em contato